Como se organizar para aprender!


I'm self-taught (autodidata), portanto aprendi inglês sozinha, sem frequentar uma escola. E ser autodidata não quer dizer que de um dia pro outro o inglês entrou na minha cabeça e não saiu mais! Muito pelo contrário! Precisei dedicar tempo para aprender. Usei livros, áudios e principalmente músicas e filmes. Além disso, eu não perdia uma oportunidade sequer de praticar o que eu já sabia com amigos e até mesmo professores do colégio!


É importante você saber que mesmo estudando em um curso regular, você vai precisar dedicar tempo fora da sala de aula! Se sua agenda for apertada e você tiver somente 30 minutos disponíveis na semana, lembre-se que é melhor estudar 30 minutos do que não estudar nada! Mas eu sei que você consegue um pouco mais do que isso! ;-)


Para ficar fluente, você precisará de disciplina. Como nossa mente (pelo menos a minha), não é um computador que consegue armazenar informação somente com um clique em "salvar", precisamos criar hábitos que nos ajudem a memorizar o que aprendemos.

É importante mantermos um registro do que estamos estudando para que possamos revisar e praticar até que o termo, expressão, palavra, frase ou ponto gramatical fixe-se em nossa memória.


Então vamos lá. Para começar, você vai precisar:


- Decidir qual será o tempo de estudo (30 minutos? 1 hora? Sempre que tiver um tempinho?) e em quais dias e horários estudará;


- Um caderninho, agenda, tablet ou o que você estiver acostumado a usar para tomar notas. Lembre-se que escreverá bastante;


- Procurar um lugar onde não haja distrações, ou onde você não ficará com vergonha de falar em voz alta (Sim! Falar sozinho!);


- Esquecer o WhatsApp e as redes sociais enquanto estuda! Se não já viu, né?;


- Baixar um bom dicionário no celular (eu uso o Wordreference, é grátis e você também pode acessar o site)


- Internet. Essa não pode faltar ;-)


Pra começar é isso! Horário de estudo definido, material para anotar, local adequado e um bom dicionário!


E aí? Já decidiu quando você vai estudar? Você tem um tempinho até eu postar sobre as ferramentas de estudo! Corre lá e trace suas metas!


Gostou? Compartilha!

See you soon!

Destaque
Tags